terça-feira, 8 de março de 2016

Liderar impacta o Nordeste

Evento reuniu em Salvador (BA) cerca de 1,3 mil líderes de jovens e adolescentes

Cerca de 1,3 mil líderes de jovens e adolescentes de todo o Nordeste e de mais seis estados da federação se reuniram no Auditório Lótus do Hotel Fiesta, em Salvador (BA), de 25 a 27 de fevereiro, para o Encontro Liderar Nordeste, promovido pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a CPAD. Sob o tema “A juventude e os desafios da pós-modernidade”, o evento foi marcado por palestras que provocaram despertamento e quebrantamento espirituais, e por momentos fervorosos de adoração.

Ao todo, 15 estados do país estavam representados em Salvador. O evento teve início na noite do dia 25 de fevereiro, com a presença dos líderes das duas convenções regionais das Assembleias de Deus na Bahia – pastor Valdomiro Pereira, líder da Ceadeb; e pastor Israel Alves Ferreira, líder da Conframadeb; do presidente da União de Ministros das ADs no Nordeste (Umadene), pastor José Carlos de Lima, também líder da AD na Paraíba; do pastor Roberto José, 4º secretário da CGADB e líder da AD em Abreu e Lima (PE); e do presidente do Conselho Administrativo da CPAD, pastor José Wellington Costa Junior, que foi o preletor da noite de abertura. O culto foi dirigido pelo diretor-executivo da CPAD e coordenador nacional do Liderar, Ronaldo Rodrigues de Souza.

Após a abertura do evento com uma tocante apresentação dos jovens de Salvador com base na Parábola do Bom Samaritano, e dos louvores entoados pelos cantores especialmente convidados para o encontro, o pastor Wellington Junior pregou com base no texto de João 6.9, enfatizando a importância que Deus dá aos jovens na Sua obra. A qualidade espiritual do evento, que marcou já a sua abertura, permeou o encontro até o último dia.

Além dos corais de jovens e adolescentes das uniões de mocidade da Ceadeb e da Conframadeb, louvaram a Deus os cantores Lília Paz (RJ), Raphael Dias (SP) e Gleide Damas (BA), todos da CPAD Music, e Jota Araújo (BA). Os líderes de jovens e adolescentes da Ceadeb e da Conframadeb também participaram na direção dos trabalhos.

Nos dias 26 e 27, as palestras aconteceram pela manhã, tarde e noite. Na manhã do dia 26, o pastor Luaran Lins, líder de jovens da AD em Imperatriz (MA), falou sobre “
Missões e Ministério”, despertando a juventude presente para o tema; e o pastor José Carlos, líder da Umadene, ministrou sobre “Autoridade espiritual”, em uma palestra que resultou em renovação espiritual para os presentes. À tarde, a Dra. Damares Alves (DF) ministrou sobre “Sexualidade”, chamando a atenção dos jovens para as investidas da mídia e de grupos políticos sobre essa área, desvirtuando-a; e a professora Joane Bentes falou sobre “Entendendo e influenciando os adolescentes”, que despertou os participantes a se envolverem cada vez mais no trabalho com essa faixa etária da igreja. À noite, o pastor Silas Daniel (RJ), chefe de Jornalismo da CPAD, ministrou sobre o tema “Vida de Santidade”, diferenciando o que não é e o que é santificação à luz da Bíblia.

No último dia, pela manhã, o pastor Luaran Lins ministrou sobre “Mídia e Universidade”, trazendo experiências importantes nessas áreas; e a Dra. Damares Alves falou sobre “Drogas”. À tarde, o pastor Carlos Junior (RJ) ministrou sobre “Os desafios da pós-modernidade” e o pastor Ciro Zibordi (RJ) abordou o tema “Louvor e Adoração”. No encerramento à noite, o pastor Jayro Kaillo, líder do Departamento de Missões e Evangelismo das Assembleias de Deus no Rio Grande do Norte, trouxe uma impactante mensagem sob o tema “Alcançando o Brasil com a juventude”.


O evento contou com mais de 1,2 mil inscritos e uma grande expectativa para os próximos encontros em Porto Alegre (abril), Brasília (junho), Espírito Santo (agosto) e Vilhena (RO) (outubro). Mais informações nas próximas edições da revista GeraçãoJC e do jornal Mensageiro da Paz, da CPAD.