terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ARTIGO: Como se tornar um crente vitorioso e evitar a frustração (Pr. José Wellington Bezerra da Costa)

Tomando por base o texto bíblico de Filipenses 4.13, analisemos os três passos para ser vitorioso e caminhemos juntos até a vitória.

1 - Decida o que você quer ser e lute para ser o que deseja. Há pessoas que não têm um projeto de vida. Exemplo: Hoje quer ser um médico, amanhã engenheiro, depois dentista, e borracheiro. Grande parte dos nossos filhos adolescentes é indecisa. “Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar algum.”

Uma senhora concebeu uma criança que, no seu ventre lhe trouxe muitas dores. Quando a criança nasceu ela lhe deu o nome de Jabez, ou Dor. Ninguém tinha um nome igual ao seu. Ele usou o seu nome para se “tornar mais ilustre que seus irmãos” (1Cr 4.10). “Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!... E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” Não sei o que ele pediu mais ao Senhor, pois há reticências. Porém Deus lhe deu o que pediu.

Esse é grande exemplo para as pessoas que se sentem frustradas, dominadas por complexo de inferioridade. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10). Deus fez cada um de nós um ser especial com um plano especial. Use a fé, confie.

2 - Conheça a você mesmo.

3 - Pare de reclamar, murmurar, chorar e questionar com Deus.

Um portador trouxe uma notícia ao rei Jeosafá, dizendo: Os Amonitas e os Moabitas se somaram aos de Seir formando um grande exercito, e vem para lutar contra o teu exercito. Jeosafá ora a Deus, e conta toda história da posse da terra, conclui dizendo: “Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porem os nossos olhos estão em ti” (2Cr 20.12). Deus então usa um profeta por nome Jaaziel com uma mensagem: “Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus” (2Cr 20.15).

“Nesta peleja não tereis que pelejar; parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor para convosco, Ó Judá e Jerusalém” (2Cr 20.17). Jeosafá prepara os cantores, coloca-os na frente do povo, e quando o exército inimigo se aproximava, ele chama o maestro e manda cantar um hino só com uma pequena estrofe: “Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre” (2Cr 20.21). Este foi o hino da vitória.


Não conheço quem são seus inimigos, se grandes ou pequenos, o Senhor garante a vitória.

Pr. José Wellington Bezerra da Costa
Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB
Presidente da Assembleia de Deus em São Paulo - Ministério do Belém - IEADSP
Presidente da Convenção Fraternal das ADs no Estado de São Paulo - CONFRADESP